14:10:27
Visitas: 425286
Notícias
Entretenimento
Esportes
Multimidia
Serviços
O que você achou da grade de shows para a Festa do Peão de Ouroeste?

Ótimos (49.3%)
Bons (7.2%)
Normais (5.8%)
Ruins (5.8%)
Péssimos (31.9%)
Newsletter
Notícia - Saúde
02/07/2013 às 14h38min - Atualizada em 02/07/2013 às 14h38min
Conheça um pouco mais sobre o SAMU
O SAMU é composto por unidades móveis de urgências: ambulâncias básicas e uma UTI móvel
960 Views

Alcançar uma qualidade de vida ou mantê-la envolve diversos fatores. Um dos essenciais chama-se saúde. A saúde é algo que pode ser atingida a qualquer momento, no entanto, muitas vezes uma intervenção imediata pode evitar consequências prejudiciais à vida. Uma dessas intervenções inclui o serviço de atendimento móvel de urgência.

A região de Fernandópolis possui 13 municípios amparados por esse serviço SAMU 192. A regional de Fernandópolis é composta por 1 central de regulação médica e duas bases. Uma é central, localizada no município de Fernandópolis e a outra é uma base descentralizada no município de Ouroeste. O SAMU é composto por unidades móveis de urgências: ambulâncias básicas e uma ambulância avançada (como uma UTI móvel).

A base descentralizada de Ouroeste é composta por uma ambulância básica, ou seja, ela é tripulada por um profissional da área de enfermagem e outro socorrista (motorista), todos treinados para o atendimento pré-hospitalar.

Além das ambulâncias do SAMU as ambulâncias municipais também são reguladas pela Central de Regulação Médica- regional Fernandópolis, e integram a equipe atuando em transporte de pacientes leves ou em casos em que todas as outras ambulâncias estejam empenhadas em ocorrências.

Quando o serviço é solicitado, a ligação é recebida na central de Fernandópolis por um profissional que colhe todos os dados da vítima, inclusive o endereço para agilizar o serviço. Em seguida, a ligação é transferida para um médico que decidirá qual ambulância enviará, isso sendo feito um profissional já com o endereço fornecido antecipadamente, informa a ambulância determinada via rádio. A equipe ao localizar o endereço realiza os primeiros atendimentos e transfere a vítima para o local liberado pelo médico regulador (que falou ao telefone junto ao solicitante). É importante ressaltar que se houver necessidade do envio da ambulância avançada em qualquer um dos 13 municípios, ela será enviada, e se for o caso a viatura básica vai ao seu encontro para agilidade do transporte.

A ligação para o SAMU pode ser feita de qualquer telefone e é gratuita, porém o solicitante deve manter a calma ao passar os dados e compreender a necessidade das perguntas. A tranquilidade e compreensão facilitam a agilidade do serviço da equipe. Em alguns momentos ao ligar o solicitante ouve um sinal de que o telefone está chamando e não é atendido, neste momento, a linha está ocupada em outra ligação, apesar de não passar o sinal tradicional de linha ocupada, sendo assim, é importante a não desistência do solicitante, tentando novamente.

O número a ser discado é 192



Fonte: Da redação
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
(caracteres restantes: 500)
Cód. ( 3054A ):